O Brasil que o Brazil conhece

No post abaixo, descrevi algumas curiosidades sobre os alemães e a Alemanha. Que tal olharmos para o nosso próprio umbigo com olhos estrangeiros? 

Compilei uma lista sobre dez curiosidades sobre o que os estrangeiros tem que se acostumar quando moram no nosso país, ou seja,  o Brasil que o Brazil conhece. Para além do samba, café, mulata e futebol.


A seguir, as primeiras cinco curiosidades:

#1. Condução. Dirigir no Brasil é uma experiência e tanto, mesmo se você estiver no banco do passageiro. Se você não escapar de um acidente por um fio toda vez que você estiver na estrada, considerar-se um sortudo. Além disso, o tráfego nas grandes cidades é uma catástrofe, parcialmente por causa de muitos carros e transportes públicos ineficazes, mas também porque os veículos tendem a bloquear cruzamentos na hora do rush, fazendo com que o tráfego fique ainda mais lento.

#2. Filas. Os brasileiros têm uma grande simpatia por filas e migram para elas mesmo que não sejam realmente necessárias. Esperar em uma fila é uma parte fundamental de viver no Brasil. Apesar disso, muitas pessoas não respeitam as filas, e você vai encontrar pessoas furando-as constantemente, dando um passo à sua frente como se fosse a coisa mais natural do mundo. 

#3. Espaço pessoal e Privacidade. O conceito de espaço pessoal não existe no Brasil e os brasileiros parecem ter muito menos consciência do espaço de seus corpos que os americanos. Por isso, não se surpreenda ao encontrar um cotovelo em seu rosto ou uma respiração em seu pescoço quando há espaço de sobra. Se você estiver pensando em se integrar a sociedade brasileira (ou se você decidir namorar um brasileiro), esteja preparado para abrir mão de seu espaço e privacidade. Espere que convidados apareçam sem aviso prévio e permaneçam o dia inteiro. Espere que eles façam planos quando você já tenha feito os seus. 

#4. Duração de eventos sociais. Apesar dos eventos sociais sempre terem hora para começar, eles raramente terão hora para acabar. Ao contrário dos eventos americanos, que têm restrições muito específicas quanto ao tempo, os eventos brasileiros vão continuar, aparentemente, para todo o sempre. É comum nos dias de semana para festas formais irem até duas da manhã, e vararem a noite inteira nos finais de semana. Eventos diurnos como churrascos ou festas de aniversário duram entre cerca de cinco e dez horas.

#5. Ambiguidade. Uma das coisas que eu acho mais desconcertantes, e por vezes frustrantes, sobre a sociedade brasileira é como tudo é completamente ambíguo. Como o Brasil é uma mistura enorme de pessoas de diferentes países e culturas, onde a mulata e feijoada são reverenciados, e onde o arroz nunca pode ser comido sozinho, uma grande parte da cultura brasileira é uma área cinzenta. Às vezes isso pode parecer contraditório e incompreensível. Como algo pode ser duas coisas completamente diferentes ao mesmo tempo? Como um país tão rico pode ter tanta pobreza? Como  tanta miséria pode existir lado a lado com tanta felicidade? Como pode que tanta corrupção aconteça em um lugar com tantas pessoas honestas? Como tanta violência  pode atormentam um país que sabe resolver conflitos com diplomacia? Como pode existir tanto crime em um lugar onde tantas pessoas respeitam seus compatriotas? Todas estas são perguntas difíceis, chegam a te deixar atordoalhado e faze com que você demora muito para se acostumar.

1 comentários:

  1. Texto excelente; gostei muito de todos, especialmente do item 3. Me diverti. Li também "como irritar o amigo alemão" e a reação foi a mesma. Você escreve super bem. Um abraço, S.

    ResponderExcluir