Por que chamamos “Unha Francesinha”?

Há uma coqueluche acometendo a humanidade e, diferentemente das doenças genéticas, os maiores afetados precisam ter dois cromossomos X para serem afetados. 

Falo da epidemia dos esmaltes.

Qualquer lugar é lugar de comprar esmalte e qualquer hora é uma boa hora para se pintar as unhas. E, nunca se tem esmalte por demais.

Um dos estilos favoritos é a francesinha, pois nos dá a possibilidade de pintar as unhas de duas cores diferentes por vez. Mas, você sabe a história da arte de pintar as unhas e, por final, da francesinha?

Por volta de 3.000 A.C as primeiras unhas pintadas surgiram na China, e serviam para mostrar a posição social de homens e mulheres de acordo com a cor do esmalte que eles usavam. Depois, no século 7 A.C somente quem fazia parte da realeza podia usar as unhas pintadas, ou com dourado ou com prata e mais tarde passou a se usar o vermelho e o preto.

No Egito, no ano 30 A.C , pintar unha virou moda entre o povo, que mergulhavam os dedos em hena. As mulheres pobres só podiam usar tons claros e ninguém além da Rainha Cleópatra podia usar a unha pintada de vermelho, quem ousasse desobedecer acabava até morrendo. 

1925 foi o ano que o esmalte virou febre incurável. As prostitutas francesas desta época usavam o esmalte nas pontas das unhas pra esconder as sujeiras que ficavam embaixo da unha e ficarem parecendo limpas para os clientes. 

Honestamente? Sempre achei que as unhas francesinhas tivesse um quê de atriz pornô, o que é explicado no fato acima.

Já nos anos 70, o maquiador americano Jeff Pink visitou a França e quando voltou para os USA apresentou essa moda para as atrizes de Hollywood, fazendo assim, que o estilo internacionalmente chamado de French Manicure, virasse moda no mundo todo.


6 comentários:

  1. Bacana... Então está relacionado à moda da França mesmo. Mas por que tem gente chamando de inglesinha quando é feita com cores diferentes da tradicional ponta branca com corpo claro?

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem, pesquisando sobre unhas francesas achei a sua explicação e tomei a liberdade de coloca-la no meu blog, com a devida referência ao seu site, é claro. Gostei muito da explicação e dá uma passadinha lá pra conferir.
    Obrigada!

    http://diariodeunhascherry.blogspot.com.br/2013/12/tutorial-unha-francesinha-passo-passo_8.html#more
    http://diariodeunhascherry.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu nao sabia vou comesa a pesquisar tudo para poder saber👍

    👍👍👍👍👍

    ResponderExcluir
  4. Essa listra nas unhas dão todo o charme e beleza, muito top essas unhas francesinhas !
    Visitem meu blog

    ResponderExcluir