Quantas palavras os Esquimós têm para se referir a "neve"?

Você já deve ter ouvido falar por aí que os esquimós têm dezenas, ou até centenas de palavras que significam neve. Afinal, essa é uma crença popular relativamente antiga que começou em 1911 com um comentário informal de Franz Boaz dizendo que os esquimós tinham quatro diferentes palavras para neve. Daí, o linguista amador Whorf esticou um pouquinho a baladeira e publicou num artigo que os esquimós tinham sete diferentes palavras para neve, deixando no ar que talvez o número fosse maior.

É bom observar que Boaz e Whorf desconheciam os idiomas esquimós. Propuserram a alegada riqueza vocabular sem qualquer base em estudos linguísticos dos idiomas a que se referiam.

O texto de Whorf foi amplamente reproduzido mundo afora. A informação foi para a imprensa e livros didáticos. A conta inicial foi sofrendo acréscimos até chegar à casa das centenas.

Os "esquimós", a propósito, não gostam de serem chamados assim, pois essa palavra significa "comedor de carne crua", eles preferem serem chamados de "inuítes". 

E quantas palavras os inuítes têm para significar neve? Seus dicionários registram uma ou duas palavras para neve, nada mais: 'qanniq-' ('qanik-' em alguns dialetos), usado como verbo “nevar” e 'aput', que é o substantivo “neve”.

Agora, você quer saber como a neve foi criada? Tim Burton explica:


2 comentários: