Qual a origem da palavra Macumba?

Atendendo ao amigo @Roberto Buarque que queria saber a origem da palavra "Macumba":

Macumba é uma palavra de origem angolana, do quimbundo ma (o que assusta) + kumba (soar assustadoramente). Por isso, a primeira definição encontrada nos dicionários é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante);

E quando foi que o instrumento assou a designar o rito? Foi no início do século XX com o surgimento da Umbanda que muitas vezes era realizada nas praias,e, por macumba ser o instrumento musical utilizado nesses cultos, as pessoas referiam-se da seguinte forma: "Estão batendo a macumba na praia”. 

Assim, macumba arraigou-se para como genericamente chamamos os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, mais ligada ao emprego do ebó, feitiço, coisa-feita, mironga, mandinga, muamba.


14 comentários:

  1. MACUMBA = má, quer dizer coisas ruim = lixo =coisas que não presta, cumba ou kumba = coisa assustadora das trevas, resumindo, atitudes ante religiosas cristãs relacionado a satânicos, veja como se misturou a dissertação má + cumba/kumba, o Rei D. Manuel soltou aqui no Brasil uma praga de macumbeiros/makumbeiros, que eles tem como um orgulho o de dizer que faz o pedido que solicitado, separar as esposas de seus marido, adoecer seu próximo com doenças que a medicina não cura, só eles, no entanto pra mim, macumba/makumba não há diferença de demais dons como feitiço, maldades umbanda e uma variável de coisas das trevas, jamais hei de incentivar alguém a se dedicar a estas coisas de horror, creia em DEUS que é santo antigo e dono de tudo e se quiserem tenho experiencias nestes casos, facebook joaomendesvieira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu separo um precioso tempo do meu dia, que aliás hoje é dedicado à Oxóssi, para dizer que, quando não sabemos ou
      estamos já predispostos à discriminação, não devemos
      emitir opinião.
      Especificamente falando da Umbanda, saiba que é a única
      religião considerada pura,
      pois foi criada à pedido de uma entidade e não pelo ser humano.

      Excluir
  2. Amigo cuidado que discriminação religiosa é CRIME .

    ResponderExcluir
  3. Caro João: não sei que deus é esse seu que faz com que você destile tanto veneno por suas palavras sobre os outros. Sou umbandista e afirmo que tudo o que você disse é uma mentira deslavada, contada com o único propósito de conseguir mais fiéis para a sua religião. O deus em que vc diz crer é um deus do mal que aprova esse preconceito todo?

    ResponderExcluir
  4. São os pais de santos de vcs que quando se convertem ao Cristianismo que dizem que o pano de fundo de tudo isso é demônios.

    ResponderExcluir
  5. Esse cara ai e um babaca alienado mesmo , o famoso piolho que anda pelas cabes dos outros..

    ResponderExcluir
  6. Você conhece macumba?

    Além dos mitos e preconceitos, a árvore traz consigo a essência da cultura africana

    34

    Na semana da árvore, trazemos algumas curiosidades sobre essa preciosidade que é tão importante para nosso planeta e economia Nossa primeira árvore é uma espécie um pouco esquecida. A macumba.

    Muito antes do sincretismo religioso no Brasil transformar todo culto afro erroneamente em macumba, a palavra designava uma árvore!

    Macumba é uma espécie de árvore africana da família das lecitidácas e também um instrumento musical (feito da madeira da árvore homônima) em cerimônias de religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda.

    Existe uma tradição no Rio de Janeiro, derivada do candomblé também chamado com o passar do tempo de Macumba, mas para nós, nesse momento, nos importa a curiosidade e a riqueza cultural que essa árvore transmite.

    A árvore é da mesma família do famoso Jequitibá. De maneira nobre e resistente, se destaca pela sonoridade. Na África existem rituais festivos em que são utilizados dessa madeira para fazer os instrumentos com a entonação de som, medida pelo tamanho do corte da madeira.

    A temática do nome e da confusão de preconceitos já ganhou espaço nos palcos e nas artes. A intérprete Milena Torres iniciou em 2003 um projeto chamado “Árvore Musical Macumba”, com 17 músicas e a estética de valorização e conhecimento da cultura africana.

    O interessante no projeto da cantora é que suas músicas mostram a transformação e ramificação da música e da cultura africana, como galhos de uma mesma árvore.

    Para saber mais sobre o trabalho de Milena, que está em um novo projeto chamado “Bem acompanhada” acesse http://milenatorres2.tnb.art.br/ Ou ainda http://milena-torres-e-a-arvore-musical-macumba.conexaovi....

    Fonte: Lairtes Chaves/Painel Florestal

    Milena Torres | Toque no Brasil
    Milena Torres Compositora, Cantora, Poeta e Letrista. Milena Fernandes Torres é natural de Almenara, bem…
    MILENATORRES2.TNB.ART.BR

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei muito do signifacado...E vc, também gostou?...Mande esses signifados pra esses seres menos felizes e preconceituosos, achando que Deus não vê o que eles estão fazendo

    ResponderExcluir
  8. Boa noite a todos !
    Irmãos, não devemos ofender nem criticar esse irmãozinho .
    Ele precisa de muita compaixão.
    Quem criou a religião (doutrinas) foi o homem. A verdadeira religião criada por Deus é o AMOR!
    Às doutrinas religiosas é uma forma de nós sensibilizar para elevar nosso pensamento é coração á Deus !
    Este irmãozinho , só vai aprender... quando reconhecer que precisa lutar contra o seu maior inimigo , ele mesmo !!!! Tudo que liberamos para o universo se multiplica e retorna a nós com uma força.....maior .
    Então meus irmãos vamos pensar positivo e trazer energia positiva para o mundo Terreno e para nós mesmo . Fiquem com Deus !!!

    ResponderExcluir
  9. Quando o comentário sobre o cristianismo vem de um não-cristão, é compreensível que venha acompanhado de equívocos quanto aos mandamentos existentes na bíblia, mas quando vem de um cristão eu me pergunto: "Que bíblia é esta que a pessoa está lendo?"
    1 - O segundo mandamento de Cristo, considerado tão importante quanto o primeiro (Amar a Deus sobre todas as coisas), diz que devemos "amar ao próximo como a si mesmo", logo, não entendo esta repudia pelo outro simplesmente pela religião.
    2 - A bíblia nos ensina que a salvação é individual, logo não vão ser as minhas palavras que vão levar o irmão, evangélico, católico, umbandista/candomblecista..., à vida eterna. Cabe a nós cristãos falar do amor de Deus somente.
    3 - A bília também fala em condenar o pecado e não o pecador. Entendo eu que, SE ser umbandista/candomblecista for pecado (pois não está escrito isso na bíblia), cabe amar o ser e não as suas atitudes.
    4 - O protestantismo foi criado no seculo XVI, ou seja, em média 1.600 anos depois de Cristo. Se eu acreditar que só é, segundo a vontade de Deus, salvo quem é crente/protestante/cristão, então até este século ninguém foi salvo? Porque até então a igreja evangélica não existia!!

    5 - A bíblia ensina que não existe pecado maior ou menor. Todos os pecados tem a mesma proporção diante de Deus. Partindo do princípio que ser da umbanda ou candomblé seja pecado (o que eu não concordo, pois o pecado está em outras ações), caberia a mim entender que este é o pecado do meu amigo, assim como tenho os meus, que não são poucos, mesmo eu sendo evangélica, pois isso não exclui nada!!

    Não vou continuar argumentando.
    Sou evangélica, mas não da igreja. Leio a bíblia, oro, estudo, pesquiso e baseada nisto entendi que este era o caminho mais certo para estar segundo a vontade de Deus, mas entendo também que dogmas criados pela igreja/homem não me fazem melhor aos olhos do pai, logo eu não preciso disso.

    O respeito deve estar a cima de tudo!
    Vamos amar, simplesmente amar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Falou tudo com MTA sabedoria! Provou que oq salva não é religião e sim Deus!

      Excluir
  10. Estou ingressando na Umbanda, uma religião limpa e pura, onde preencheu meu coração e acalentou meu sofrimento. Quanto à esse menino, O deus dele não deve ser o mesmo que nos agracia a dia a dia com coisas lindas.
    Paz e amor a todos...

    ResponderExcluir
  11. Quanta falta de amor e muita ignorância ao mesmo tempo. Quanta infelicidade tem no rapaz!! Andei estudando e vi que essa palavra que assusta muitos e inclusive a mim ja assustou muito, é de origem africana, nem brasileira não é! Se for pra falar mal, fique quieto, foque apenas em coisas boas!!

    ResponderExcluir