Como surgiu a "mão-chifrada"?


A linguagem gestual também é uma linguagem e é por isso que faço uma pergunta para vocês, amigos amantes de música:

Como surgiu o sinal da mão-chifrada?


A mão-chifrada, vocês bem sabem, é um sinal INTERNACIONAL do Rock’n Roll, mas acredito que além de padres e pastores que denotam isso como sendo coisa do demônio, poucas pessoas procuraram tiveram a curiosidade de saber a sua origem.

Alguns dizem que foi o John Lennon, pois na capa do álbum Yellow Submarine ele faz o sinal acima da cabeça de Paul McCartney (oi, Jardim de Infância?).



Mas, há relatos que o cartunista tenha desenhado de forma errada o sinal de "eu te amo" (língua de sinais)  




Outros atribuem a popularização do sinal a Gene Simmons (Kiss), porque no álbum Love Gun, lançado em 1977 ele aparece fazendo o sinal. Ele, assim como o cartunista do álbum Yellow Submarine, disse significava “amor” na língua dos sinais 




Sexo, drogas e paz e amor, bicho. A mão chifrada nem sempre foi sinal dos roqueiros. É só lembrar que o próprio príncipe das trevas, Mr. Ozzy Ousborne, fazia o sinal de paz e amor nos seus shows.


E foi exatamente por isso que a mão-chifrada saiu do papel e ganhou os palcos. O cantor Ronnie James Dio, conhecido como um dos mais influentes cantores de Rock do mundo aprendeu o gesto chamado “malocchio” com a avó que costumava fazê-lo para afastar o mau-olhado Dio entrou para o Black Sabbath em 1979, tendo a responsa de substituir o Ozzy. Daí, Dio pensou em conquistar os fãs por fazer um gesto com as mãos, mas ele não queria imitar o ex-integrante que usava, então ele começou a usar o "malocchio" ou mão-chifrada.



Como a língua e a linguagem são vivas em constante mudança, aí vai uma lista de maneiras para você fazer a mão chifrada. 


0 comentários:

Postar um comentário