Como perder seu trabalho de Intérprete de Libras


E ainda ganhar fãs com isso.

A Inclusão é um tema em voga. Vários países sonham com uma sociedade na qual a acessibilidades seja possível para todos. 

O trabalho do tradutor e do intérprete, em poucas palavras, é isso: tornar acessível. Pegamos os códigos de uma mensagem que não são inteligíveis aos receptores, e os  fazemos serem entendidos. 

No caso dos meios audiovisuais, há duas maneiras básicas de fazer a mensagem compreensível aos surdos e ensurdecidos: a closed caption ( legenda oculta descreve além das falas dos atores ou apresentadores qualquer outro som presente na cena: palmas, passos, trovões, música, risos etc. ) e a janela de LIBRAS ( espaço delimitado no vídeo onde as informações são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ). 

Agora, o que acontece quando você fica entediado pois o seu trabalho é  ficar ali, reservado na sua janelinha no cantinho da televisão só passando notícias?

A Intérprete da BBC News, Leslie Grange, de 32 anos, passou por isso. Após sete anos de interpretação, ela relatou sentir “um tédio profissional esmagador” e resolvee, digamos, "embelezar" as mensagens que lhe eram passadas, outras vezes, o que ela comunicava mesmo era  algo totalmente diferente do fato.


As perguntas começaram a ser levantadas em torno do momento do terremoto japonês, quando vários espectadores escreveram perguntando sobre os zumbis radioativos avistados perto do reator nuclear. Os organizadores da BBC News pensaram que isso era apenas algum tipo de fraude organizada. 

No entanto, eles finalmente farejaram que algo estava podre no Reino Unido, quando houve um número semelhante entrou em contato para perguntar se Rebekah Brooks tinha realmente estuprado um macaco, e o porquê da BBC afirmar que o primeiro-ministro havia dito que - como um deleite especial de verão -  os adolescentes do país teriam tudo de graça.

Numa entrevista coletiva, Leslie Grange declarou: “gostaria de pedir desculpas a toda comunidade surda. Exceto pelo fato de quando eu disse que Cameron tinha falado para Obama “o seu perfil é tão bonito que me faz ter uma ereção” , pois, francamente, acredito que seja verdade. 

O que aconteceu com Leslie, foi demitida, claro. E também tem comunidades na internet em homenagem a sua glória e honra. 

0 comentários:

Postar um comentário