Oito de Março


"Por que as mulheres têm um dia só para elas?" - você indaga.

Agora, imagine se a sua tataravó, por mágica, acordasse hoje, o que você acha que a deixaria mais chocada, ela ver que as mulheres:

Escolhem com quem casam? Montam bicicletas com uma perna de cada lado do quadro?  Dirigem até ao trabalho? Quero dizer, dirigem! Seus próprios carros!! Trabalham fora de casa!!! São diretoras das empresas em que trabalham!!!!

Há 200 anos, essas coisas eram consideradas impossíveis, proibidas ou até mesmo abomináveis.

Nascemos em uma boa época, eu e você. Temos esses direitos sem o menor esforço, conquanto, há nem tanto tempo atrás assim, muitas de nós tiveram que se sacrificar para que o hoje acontecesse. 130 mulheres para ser exata, foram trancafiadas e incineradas num galpão em Nova Iorque quando reivindicavam condições mais justas de trabalho.

Oito de Março, o dia internacional para lembrarmos-nos do que foi conquistado em matéria de igualdade entre gêneros que não chegou sem a árdua luta do sexo dito como frágil.

Por isso, homens - colegas, amigos, companheiros, amores – convido-os para celebrarmos a data. Mas esse ainda não é um convite para a festa (apesar de termos muito para cantar e celebrar), é um convite para apreciar o quanto o mundo é um lugar melhor com as mulheres ao seu lado e não na sala dos fundos. 


Marcos das Conquistas das Mulheres na História 

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

- 1857 - Oito de março, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.

- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.

- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.

- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.

- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres.

- 1910 - durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o oito de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

- 1975 - através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

- 2006 - a lei número 11.340 (também conhecida como Lei Maria da Penha) é decretada pelo Congresso Nacional brasileiro.Dentre as várias mudanças promovidas pela lei está o aumento no rigor das punições das agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico ou familiar.

E se você ainda se indaga o porquê das mulheres terem um dia só para elas, significa que conseguimos, caminhamos ao ponto das diferenças sexuais não são lembradas.


0 comentários:

Postar um comentário